Criatividade e inovação – A importância do desenvolvimento na empresa
Criatividade e inovação – A importância do desenvolvimento na empresa
Introdução
Vivemos em um mundo de mudanças e evolução constantes e tão rápidas como nunca vistos antes.
Cenários políticos, econômicos e tecnológicos têm afetado diretamente os negócios em todo mundo. Produtos têm ficado obsoletos. Empresas tradicionais sendo fechadas. Inteligência artificial ameaçando profissões e negócios.
Mas como sobreviver neste cenário? Como se diferenciar dos concorrentes? Como não se tornar obsoleto diante de tanta evolução?
Precisamos abrir a nossa mentalidade para mudanças. Inovação e Criatividade nunca foram tão cruciais para pequenas, médias e grandes empresas.
Definições
Nesse sentido vamos entender um pouco mais o que isto quer dizer.
“Criatividade” é definida pelo Dicionário Oxford Languages como talento e habilidades natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar. Já “Inovação”, de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é o ato ou efeito de inovar; aquilo que constitui algo de novo = NOVIDADE; Desenvolvimento e uso de novos produtos, métodos ou conceitos.
Extraímos destes conceitos que inovação é o uso da habilidade desenvolvida de criar e inventar para o aperfeiçoamento ou a criação de produtos ou processos.
Os benefícios da Inovação
A inovação traz vantagem competitiva à medida que nos mantém alinhados com as constantes mudanças tecnológicas, políticas e econômicas.
No entanto, para inovar é preciso desenvolver a habilidade de criar, ou seja, a criatividade.
Se olharmos com atenção à nossa volta e nos permitirmos sair da análise por vezes óbvia e superficial, vamos desenvolver um olhar macro que nos permitirá entender estrategicamente os processos que nos cercam.
Em uma análise de produtização, poderemos encontrar problemas que os clientes já se acostumaram e então trazer a solução. Ou ainda, perceber possíveis gaps e se antecipar com uma solução preventiva. Em ambos os cenários o resultado da análise se torna um novo produto ou serviço a ser oferecido por sua empresa e aumentará a lucratividade.
Em uma análise interna, pode-se identificar gaps nos processos desenvolvidos (seja de produção, atendimento ao cliente, marketing…), pode-se ainda perceber problemas com os quais por vezes nos acostumamos e que podem ser o start para a melhoria de processos que irão otimizar o tempo de entrega, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir custos, por exemplo.
Também é possível atentar-se a toda essa tecnologia disponível e trazer para nossos processos internos aquelas que poderão automatizar os processos, evitar retrabalhos e ainda reduzir os custos. A tecnologia pode ser uma aliada no processo da inovação.
O caminho para a Inovação
A criatividade é o caminho principal para a inovação.
Mas, afinal, como isto funciona?
A criatividade pode ser intencionalmente desenvolvida. Qualquer um pode ser um criativo, mas é necessário ser intencional.
Algo que auxilia neste desenvolvimento é a utilização do pensamento estratégico. Um modo de vida que consiste em analisar as informações e se adaptar de forma mais apropriada. Envolve três pilares principais: acesso a informações, análise e adaptação.
A criatividade e a inovação não são automáticas, mas devem ser intencionais e incentivadas.
Todos na sua equipe podem participar deste processo criativo. Para isto, quanto mais assertiva for a comunicação interna e mais claro forem os objetivos da organização, também mais eficaz serão as inovações propostas.
Além disto, é importante garantir um ambiente seguro e propício para que toda a equipe possa ter uma visão ampla e sistêmica, assim, apresentar sugestões sem medo de errar ou sofrer represálias.
Às vezes da ideia mais simples pode surgir uma grande estratégia.
Preparando o ambiente
Três passos simples podem preparar um ambiente propício para a inovação.
- Incentivar o questionamento e suposições.
Perguntas específicas podem ser reveladoras. Ex. Por que é feito assim? E se…?
- Incentivar a observação.
Focar em fazer mais rápido e mais coisas não nos permitirá ver o contexto mais amplo, as macrotendências e como as peças da organização se encaixam.
“Observar” possibilita insights sobre como você ou a organização podem ter uma vantagem estratégica.
- Incentivar a Reflexão.
Ter uma ideia inovadora requer espaço mental. Para conseguir desenvolver a criatividade e a inovação é necessário ter tempo disponível. Não viver sufocado cumprindo o que é urgente, mas gerir o tempo para otimizá-lo. Precisamos refletir sobre o que vivenciamos e parar para pensar. Trata-se de um processo criativo.
Colocando em Prática
Uma vez comunicados os objetivos à equipe e preparado o ambiente, é natural que ideias comecem a surgir.
No entanto, se elas não forem ao menos analisadas, logo o ânimo pela inovação desaparece.
Portanto, é importante catalogar as ideias, analisá-las e dar um feedback ao colaborador que as trouxe.
Para a análise dessas ideias pode-se definir uma periodicidade e pessoas responsáveis. Ainda, pode-se agendar uma reunião de equipe para que as ideias selecionadas passem por um brainstorm de problemáticas e melhorias.
Por fim, com os dados em mãos, pode-se iniciar o desenvolvimento das ideias e monitorar os resultados objetivamente.
Conclusão
Não precisamos apenas executar o que já está estabelecido. Não precisamos nos manter no tradicionalismo do nosso negócio, seja ele em que área for.
Podemos ser criativos e intencionais em inovar na criação de produtos e serviços, ou ainda em pensar como melhorar estratégias processuais ou utilizar o nosso tempo de modo mais efetivo.
Definitivamente, o que te trouxe até aqui não te fará chegar no topo.
Por Andressa Aguilar Cardoso de Morais