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Criatividade e inovação – A importância do desenvolvimento na empresa

Criatividade e inovação – A importância do desenvolvimento na empresa

Criatividade e inovação – A importância do desenvolvimento na empresa

Introdução

Definições

Os benefícios da Inovação

O caminho para a Inovação

Preparando o ambiente

 

Introdução

Vivemos em um mundo de mudanças e evolução constantes e tão rápidas como nunca vistos antes.

Cenários políticos, econômicos e tecnológicos têm afetado diretamente os negócios em todo mundo. Produtos têm ficado obsoletos. Empresas tradicionais sendo fechadas. Inteligência artificial ameaçando profissões e negócios.

Mas como sobreviver neste cenário? Como se diferenciar dos concorrentes? Como não se tornar obsoleto diante de tanta evolução?

Precisamos abrir a nossa mentalidade para mudanças. Inovação e Criatividade nunca foram tão cruciais para pequenas, médias e grandes empresas.

 

Definições

Nesse sentido vamos entender um pouco mais o que isto quer dizer.

“Criatividade” é definida pelo Dicionário Oxford Languages como talento e habilidades natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar. Já “Inovação”, de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é o ato ou efeito de inovar; aquilo que constitui algo de novo = NOVIDADE; Desenvolvimento e uso de novos produtos, métodos ou conceitos.

Extraímos destes conceitos que inovação é o uso da habilidade desenvolvida de criar e inventar para o aperfeiçoamento ou a criação de produtos ou processos.

 

Os benefícios da Inovação

A inovação traz vantagem competitiva à medida que nos mantém alinhados com as constantes mudanças tecnológicas, políticas e econômicas.

No entanto, para inovar é preciso desenvolver a habilidade de criar, ou seja, a criatividade.

Se olharmos com atenção à nossa volta e nos permitirmos sair da análise por vezes óbvia e superficial, vamos desenvolver um olhar macro que nos permitirá entender estrategicamente os processos que nos cercam.

Em uma análise de produtização, poderemos encontrar problemas que os clientes já se acostumaram e então trazer a solução. Ou ainda, perceber possíveis gaps e se antecipar com uma solução preventiva. Em ambos os cenários o resultado da análise se torna um novo produto ou serviço a ser oferecido por sua empresa e aumentará a lucratividade.

Em uma análise interna, pode-se identificar gaps nos processos desenvolvidos (seja de produção, atendimento ao cliente, marketing…), pode-se ainda perceber problemas com os quais por vezes nos acostumamos e que podem ser o start para a melhoria de processos que irão otimizar o tempo de entrega, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir custos, por exemplo.

Também é possível atentar-se a toda essa tecnologia disponível e trazer para nossos processos internos aquelas que poderão automatizar os processos, evitar retrabalhos e ainda reduzir os custos. A tecnologia pode ser uma aliada no processo da inovação.

O caminho para a Inovação

A criatividade é o caminho principal para a inovação.

Mas, afinal, como isto funciona?

A criatividade pode ser intencionalmente desenvolvida. Qualquer um pode ser um criativo, mas é necessário ser intencional.

Algo que auxilia neste desenvolvimento é a utilização do pensamento estratégico. Um modo de vida que consiste em analisar as informações e se adaptar de forma mais apropriada. Envolve três pilares principais: acesso a informações, análise e adaptação.

A criatividade e a inovação não são automáticas, mas devem ser intencionais e incentivadas.

Todos na sua equipe podem participar deste processo criativo. Para isto, quanto mais assertiva for a comunicação interna e mais claro forem os objetivos da organização, também mais eficaz serão as inovações propostas.

Além disto, é importante garantir um ambiente seguro e propício para que toda a equipe possa ter uma visão ampla e sistêmica, assim, apresentar sugestões sem medo de errar ou sofrer represálias.

Às vezes da ideia mais simples pode surgir uma grande estratégia.

Preparando o ambiente

Três passos simples podem preparar um ambiente propício para a inovação.

  1. Incentivar o questionamento e suposições.

Perguntas específicas podem ser reveladoras. Ex. Por que é feito assim? E se…?

  1. Incentivar a observação.

Focar em fazer mais rápido e mais coisas não nos permitirá ver o contexto mais amplo, as macrotendências e como as peças da organização se encaixam.

“Observar” possibilita insights sobre como você ou a organização podem ter uma vantagem estratégica.

  1. Incentivar a Reflexão.

Ter uma ideia inovadora requer espaço mental. ​Para conseguir desenvolver a criatividade e a inovação é necessário ter tempo disponível. Não viver sufocado cumprindo o que é urgente, mas gerir o tempo para otimizá-lo. ​Precisamos refletir sobre o que vivenciamos e parar para pensar. Trata-se de um processo criativo. ​

Colocando em Prática

Uma vez comunicados os objetivos à equipe e preparado o ambiente, é natural que ideias comecem a surgir.

No entanto, se elas não forem ao menos analisadas, logo o ânimo pela inovação desaparece.

Portanto, é importante catalogar as ideias, analisá-las e dar um feedback ao colaborador que as trouxe.

Para a análise dessas ideias pode-se definir uma periodicidade e pessoas responsáveis. Ainda, pode-se agendar uma reunião de equipe para que as ideias selecionadas passem por um brainstorm de problemáticas e melhorias.

Por fim, com os dados em mãos, pode-se iniciar o desenvolvimento das ideias e monitorar os resultados objetivamente.

 

Conclusão

Não precisamos apenas executar o que já está estabelecido. Não precisamos nos manter no tradicionalismo do nosso negócio, seja ele em que área for.

Podemos ser criativos e intencionais em inovar na criação de produtos e serviços, ou ainda em pensar como melhorar estratégias processuais ou utilizar o nosso tempo de modo mais efetivo.​

Definitivamente, o que te trouxe até aqui não te fará ​chegar no topo.

Por Andressa Aguilar Cardoso de Morais

 

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